sexta-feira, 12 de março de 2010

Mata Tropical Eugênio Gabriel


A Mata do "Eugênio" em Taquarituba é uma "ilha" de presevação da Mata Atlântica. Que é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, é um ecossistema que apresenta árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas.

Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida (é o caso da mata do Eugênio), sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. A área original era 1.290.692,46 km², 15% do território brasileiro. Atualmente o remanescente é 95.000 km², 7,3% da área original.



Existem diversos projetos de recuperação da Mata Atlântica, que esbarram sempre na urbanização e o não planejamento do espaço, principalmente na região Sudeste. A Constituição Federal de 1988 coloca a Mata Atlântica como patrimônio nacional, junto com a Floresta Amazônica brasileira, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. A derrubada da mata secundária é regulamentada por leis posteriores, já a derrubada da mata primária é proibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário